Estamos habituados a não prestar grande atenção ao frigorífico a não ser quanto está vazio ou quando não está a funcionar corretamente. Mas a importância do frigorífico é clara: é um equipamento que está sempre ligado, a consumir energia, e que não pode ser desligado com frequência a não ser que vás de férias por algum tempo.

É aqui que a tecnologia ganha uma importância acrescida, uma vez que um modelo mais recente e de classe energética superior é 40% mais eficaz do que um equipamento comprado há 10 anos. Não estamos a recomendar a compra de um frigorífico novo só porque sim, mas existem vários hábitos que podem otimizar a utilização deste equipamento e aumentar a poupança de energia.

 

                  • Escolha o modelo indicado para as suas necessidades: tenha em conta a dimensão do seu agregado familiar, o número de utilizações diárias e a capacidade necessária para escolher o modelo correto.
                  • Considere modelos com as opções “meia carga” ou “lavagem económica”: embora se recomende utilizar a máquina de lavar loiça quando está totalmente cheia de forma a otimizar a sua utilização, para uma família mais pequena pode fazer sentido ter um modelo com estas opções.